sexta-feira, maio 26, 2006

Glass Tiger

When they came to this land We gave our friendship



De vez em quando dá-me para pôr o best of dos Glass Tiger no auto-rádio e assustar meia VCI com a minha voz esganiçada das 7.45 da manhã. E porquê Glass Tiger? Porque têm meia-dúzia de canções pop de que gosto bastante, daquelas canções que se entranham na nossa cabeça e nos acompanham o dia todo. Há músicas assim. Neste caso, destaco a playlist da radio.blog que está ali ao lado para quem quiser escutar.

Os Glass Tiger são oriundos do Canadá (1985). No início chamavam-se Tokyo e chegaram a fazer a primeira parte dos Culture Club. Quando se tornaram um caso de popularidade no circuito de bares do Ontario, assinaram pela Capitol Records. A sua formação era constituída por Alan Frew (voz), Al Connelly (guitarra), Wayne Parker (baixo), Michael Hanson (bateria) e Sam Reid (teclas).

Produzidos por Jim Vallance (que na altura era o co-compositor dos temas de Bryan Adams), os Glass Tiger entraram em grande circuito comercial, com o seu álbum de estreia, The Thin Red Line (1986), a vender bem e a ganhar prémios. Deste álbum de estreia sairiam os singles de maior sucesso da carreira do grupo, precimente Don't Forget Me When I'm Gone (de que podem ver o vídeo ali ao lado) e Someday. É claro que a participação vocal do então "enorme" Bryan Adams veio dar uma ajudita...

Em 1987 foram convidados para fazer a primeira parte da digressão europeia de Tina Turner. No ano seguinte editaram o seu segundo LP, Diamond Sun, cujo tema-título é provalvelmente o meu preferido (pelo menos hoje). Seguiu-se Simple Mission, em 1991, mas a banda começava a perder o fulgor dos primeiros tempos. Seria o terceiro e último LP de originais dos Glass Tiger. Em 1993, saía Air Time - The Best of, e 12 anos depois, em 2005, nova colectânea, No Turning Back Glass Tiger 1985-2005 (desta vez com dois temas novos). Editaram também o DVD comemorativo de 20 anos de carreira com o mesmo título.

A 23 de Junho do ano passado, participaram no concurso da NBC, Hit Me, Baby, One More Time (já aqui falei da versão britânica deste concurso a propósito dos Brother Beyond), interpretando Don't Forget Me (When I'm Gone) e uma versão de Everything You Want dos Vertical Horizon.

Se no próximo dia 11 de Junho, por um mero acaso, estiverem em Toronto, mais propriamente no Coronation Park, poderão assistir ao concerto dos Glass Tiger a favor da organização Children's Miracle Network, cujos lucros revertem para o tratamento hospitalar de crianças no Canadá. Aqui está o cartaz do evento, em formato PDF (convém ter o Acrobat Reader instalado).

Sem comentários: