domingo, maio 21, 2006

Playlist temática (2): vencedores da eurovisão


Nonstop: não basta apanhar o comboio dos 80's...

Parece que mais uma vez um artista português (neste caso, quatro artistas) foi passear até ao Festival da Canção da Eurovisão, conhecer amigos, outro país, ganhar experiência, tirar umas fotografias para mostrar à descendência que também estiveram ali. Nada mais do que isso, pois mais uma vez a participação redundou em fracasso e nem das meias-finais passámos. Esse é mesmo o único elemento que permanece inalterado - o nosso insucesso - porque, de resto, as coisas estão muito diferentes. Basta olhar para os vencedores deste ano.

Deixo-vos na radio.blog a recordação dos vencedores das edições do festival dos anos 80. Não se pode dizer que sejam canções particularmente felizes. O Festival não era especial pela música, mas sim pelo ambiente que se criava em casa, com a família reunida em frente à TV, sofrendo por uma participação portuguesa que quase sempre se quedava fora dos 10 primeiros lugares (obrigado José Cid, pela excepção!). E quando o júri de Chipre atribuía aqueles 10 pontinhos a Portugal, todos soltávamos uma lagrimazita e ficávamos um pouquinho mais cipriotas de coração e até iamos ao Atlas saber onde se situava esse belo pedacinho de terra (quem diz Chipre, podia dizer Malta).

As participações portuguesas nos anos 80 e respectiva classificação:
1980 - José Cid - Um grande, grande amor - 7º
1981 - Carlos Paião - Playback - 18º
1982 - Doce - Bem Bom - 13º
1983 - Armando Gama - Esta balada que te dou - 13º
1984 - Maria Guinot - Silêncio e tanta gente - 11º
1985 - Adelaide - Penso em ti, eu sei - 18º
1986 - Dora - Não sejas mau p'ra mim - 14º
1987 - Nevada - Neste barco à vela - 18º
1988 - Dora - Voltarei - 18º
1989 - Da Vinci - Conquistador - 16º

Quanto à playlist que podem ouvir ali na barra lateral, há a assinalar a dupla vitória do irlandês com nome de garrafa de whisky, a presença, em 1988, de uma desconhecida Celine Dion, nascida no Canadá, mas a representar a Suiça. A ausência de 1986 da playlist explica-se pelo simples facto de podermos ver em vídeo (via YouTube), a respectiva vencedora, Sandra Kim.

Sem comentários: