quarta-feira, julho 18, 2007

Playlist temática (13): dreams

Como devem ter reparado, esta nova playlist tem como tema comum a palavra "dreams" (ou dream). A intenção foi construir uma lista de 10 canções conhecidas, preferencialmente que tenham sido editadas como single (penso que só as dos New Order e Simple Minds escapam e este estatuto), e que pudessem tocar estilos diferentes. Por ordem temporal:

new order - dreams never end (1981)
É a primeira faixa do primeiro álbum dos New Order, Movement, e revela uma sonoridade ainda muito próxima dos Joy Division. Tem a particularidade de ser cantada pelo baixista Peter Hook.

simple minds - new gold dream (1982)
Faz parte do álbum com o mesmo nome e representa a fase new romantic dos Simple Minds, ainda longe da globalização que o álbum Once Upon A Time proporcionou.

eurythmics - sweet dreams (1983)
É um dos clássicos de Lennox e Stewart e valeu-lhes, em 1983, o primeiro de muitos sucessos. Marylin Manson, Cradle of Filth e Mika gravaram versões deste tema intemporal.

phil oakey & giorgio moroder - together in electric dreams (1984)
Esta canção é muitas vezes associada, erradamente, aos Human League, quando, na verdade, se tratou da colaboração do vocalista Phil Oeakey com o produtor Giorgio Moroder para a banda sonora do filme Electric Dreams.

silver pozzoli - around my dream (1984)
O italo-disco aqui representado pela voz de Silver Pozzoli, um homem que alegrou muita pista de carrinhos de choque com este "dream, dream, dream, my dream around... turu, tutututututu, dream my dream around".

heart - these dreams (1985)
As irmãs Wilson terão sempre um cantinho reservado aqui no coração do QA80. Este tema, cantado por Nancy Wilson (a loura), tinha sido recusado por Stevie Nicks. These Dreams faz parte do álbum que inclui What About Love.

van halen - dreams (1986)
Faz parte do álbum 5150, o primeiro que incluiu Sammy Hagar como vocalista, depois da saída de David Lee Roth. O começo com aquela melodia das teclas é dos mais famosos e inconfundíveis dentro do género hard-rock-fm.

debbie gibson - only in my dreams (1986)
Foi com apenas 16 anos que Debbie Gibson gravou este tema, o seu primeiro êxito. Only In My Dreams faz parte do álbum de estreia Out Of The Blue. Em 2005, a sua aparição na Playboy arrumou de vez com a imagem de princesa teen com que vinha rotulada dos 80s.

crowded house - don't dream it's over (1986)
Os rapazes da casa cheia de gente gravaram esta balada para o álbum de estreia e pode dizer-se que lhes saiu o euromilhões. Foi um sucesso à escala mundial e o teledisco é dos mais emblemáticos da época.

johnny hates jazz - shattered dreams (1987)
Trata-se do primeiro êxito dos rapazes que tinham um amigo que odiava jazz. Shattered Dreams é uma musiquinha inócua, incolor e inodora. Vai bem com uma sandes de queijo.

As canções estão disponíveis para audição ali ao lado, na barra lateral. Por baixo, podem votar na vossa preferida. Obrigado.

Sem comentários: