quinta-feira, janeiro 14, 2010

ANTÓNIO SALA (61)

Os meus anos 80 estão irremediavelmente associados à figura do locutor de rádio António Sala. Todas as manhãs - sem exagero - o meu despertador era o rádio que a minha mãezinha religiosamente sintonizava na Rádio Renascença, onde António Sala e Olga Cardoso animavam, das 6 da matina às 10, o programa Despertar. Não havia volta a dar: "Renascença, canal 1 está no ar, Renascença, é o programa Despertar!" e lá ia eu para a escola. Mas a fixação lá em casa por este mítico programa não ficava por aqui. A minha mãe fazia questão de marcar presença nos espectáculos do "Despertar ao Vivo", uma espécie de Natal dos Hospitais, mas fora da época do Natal. Lembro-me perfeitamente de ir a um no Pavilhão do Académico, ali na Rua Costa Cabral, e a outro nos jardins do Palácio de Cristal, e recordo a enchente que era, a loucura que se apoderava daquelas donas de casa desesperadas por ver o Salinha mandar umas larachas ou o incontornável Marco Paulo passar o microfone de mão para mão. Na altura, não achava piada nenhuma àquilo, claro, mas hoje, como em tudo, recordo com alguma nostalgia aqueles encontros de massas, quase religiosos. Um fenómeno. Eram tempos de uma rádio diferente. Ó Jorge, diz aí qualquer coisa.

Em 2007, a RTP mostrou um documentário sobre António Sala, abordando as várias facetas do actual director geral do grupo Renascença. Nos anos 80, ele foi uma espécie de faz-tudo. Para além de radialista, produziu e compôs para inúmeros artistas da então chamada Música Ligeira Portuguesa, apresentou programas de TV (eu era viciado no concurso Palavra Puxa Palavra), editou livros (quem não se lembra das famosas Anedotas do Sala?), e construiu uma carreira musical quer como elemento do grupo Maranata, quer em nome próprio. Em 1983 num inquérito realizado pelo Expresso foi mesmo considerado a personalidade portuguesa mais popular.

No que diz respeito à música, em 1985 lançou o álbum Segredos, que, creio (mas não tenho a certeza) ser um registo ao vivo. No mesmo ano, lançou o já clássico (na sua versão) Parabéns A Você, em dueto com o filho. Mas é o tema que levou ao Festival da Canção de 1984 que vos deixo aqui. Quem se lembra disto?


antónio sala - uma canção amiga

António Sala completa hoje 61 anos. Parabéns!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Gostei muito do artigo e até criei uma ligação a partir da homenagem que a António Sala fiz no blogue http://grandessenhores.blogspot.com/

Bem-haja!

tarzanboy disse...

Obrigado, Vassalo!