sexta-feira, novembro 07, 2003

DEAD OR ALIVE

Well if I, could trace your private number, baby



Se há canções de que nunca nos vamos cansar de dançar esta é uma delas. You Spin Me Round (Like A Record) é um autêntico hino às pistas de dança e, hoje, é obrigatório numa qualquer noite revivalista. Por isto, só temos que agradecer aos Dead Or Alive. Surgiram em Liverpool, em 1980, pela mão de Pete Burns, líder carismático, cuja voz poderosa se destacava tanto quanto a sua figura andrógina e extravagante. Um dia chegou mesmo a acusar Boy George (vocalista dos Culture Club) de lhe ter copiado a imagem!

Foram membros fundadores, para além de Burns, Marty Healy (teclas), Sue James (baixo) e Joe Musker (bateria). Pelo grupo passaram ainda Wayne Hussey (guitarra; mais tarde, fundador dos grandes The Mission), Mike Percy (baixo), Time Lever (teclas) e Steve Coy (bateria).



O primeiro grande êxito surgiu em 1984 com uma versão de um tema dos KC And The Sunshine Band intitulada That's The Way (I Like It). Um ano depois, fazendo parte do álbum Youthquake, chegou You Spin Me Round (Like A Record), o primeiro grande sucesso da equipa Stock, Aitken And Waterman (responsáveis, para o bem e para o mal, por muita da música de dança que atravessou a década de 80).

Quanto a You Spin Me Round, podes sacar a letra AQUI.



Os Dead Or Alive, agora reduzidos a Pete Burns e Steve Coy, mantêm-se em actividade com grande sucesso... no Japão. O último álbum data de 2003, chama-se Evolution e é uma colectânea dos grandes êxitos da banda. Entre as últimas notícias, destaca-se o facto de Pete Burns ter feito uma espécie de "remodelação" facial que o tornou quase irreconhecível. Segundo as suas próprias palavras "o corpo é como um novo apartamento. Passados alguns anos, redecoramo-lo, deitamos algumas paredes abaixo. Cansamo-nos de olhar para o espelho e ver sempre a mesma coisa". Prontos, está bem. Para perceberem melhor o que estou a dizer, visitem o site oficial da banda em www.deadoralive.net.