terça-feira, novembro 25, 2003

ORCHESTRAL MANOEUVRES IN THE DARK

All I want is to hold your hand, To see the sun and walk the sand



Sempre achei piada à forma como os espanhóis traduzem tudo o que lhes aparece pela frente. Se entrarmos no mundo da música, então temos exemplos verdadeiramente hilariantes. Os Maniobras Orquestales En La Oscuridad são o exemplo-mor do que acabo de dizer. Para nós, apenas OMD, ou Orchestral Manoeuvres In The Dark, os rapazes de blazer e gravatinha que cantavam Enola Gay e Souvenir. São dos grupos que mais despertam a nostalgia dos 80s através daquele pop electrónico limpinho, melódico e muito directo.



Tudo começou num bar de Liverpool chamado Eric's Club, em Agosto de 1978. Este bar era local obrigatório para quem queria descobrir novos talentos na cena musical de Liverpool e, foi, portanto, o palco indicado para os OMD darem o seu primeiro concerto. Os membros fundadores foram Paul Humphreys e Andy McCluskey, que sempre constituíram o núcleo duro do grupo. Outros elementos que atinjiram alguma relevância foram Martin Cooper (teclas e saxofone) e Malcolm Holmes (bateria). Humphreys e McCluskey dividiam as tarefas vocais. Por exemplo, podemos ouvir Humphreys em Souvenir (1981) ou (Forever) Live And Die (1986) e McCluskey em Enola Gay (1980) ou If You Leave (1986). Quatro grandes canções! Já agora, estas e outras fazem parte de uma colectânea - The OMD Singles (1998) - absolutamente obrigatória. A minha canção preferida é Secret. A letra está aqui.



O ano de 1989 marcou a saída de Paul Humphreys do grupo, no que significou para todos nós (falo por 90% dos fans), claro, o fim do grupo. O teimoso do Andy McCluskey lá continuou a gravar pelos anos 90 fora sob a designação OMD. Deve estar parvo o homem.

Aqui vai a lista de álbuns respeitante aos eighties:

Orchestral Manoeuvres In The Dark (1980)
Organisation (1980)
Architecture And Morality (1981)
Dazzle Ships (1983)
Junk Culture (1984)
Crush (1985)
The Pacific Age (1986)
The Best Of OMD (1988)

Para saberem muito mais sobre os OMD podem visitar o site oficial ou esta página, onde é possível, inclusivé, encontrar autênticas raridades para download (em formato vídeo!)

Para finalizar, algumas curiosidades que consegui encontrar:

- If You Leave foi o maior êxito do grupo nos EUA. Esta canção fez parte da banda sonora do filme Pretty In Pink. Não me lembro do título em português.

- O último single escrito pela dupla Humphreys e McCluskey foi Dreaming, de 1988.

- Humphreys e McCluskey foram os senhores por detrás (isto é uma maneira de dizer) das Atomic Kitten. Em 2002, num acto de rara gratidão, foram despedidos a trocados por outros.

Sem comentários: