sexta-feira, janeiro 23, 2004

MIGUEL ESTEVES CARDOSO, Escrítica Pop (1982)



Escrítica Pop foi editado em 1982 pela Editorial Querco. A capa - onde surge Ian Curtis completamente "possuído" em duas fotos - e orientação gráfica são da responsabilidade de João Segurado. É uma raridade que guardo com algum orgulho (ainda que tenha sido comprado uns 10 anos mais tarde na Feira da Vandoma, instituição portuense da livre compra e venda de tudo-aquilo-que-fôr-comprável-e-vendável), ainda que o Blitz, numa ideia mágica, se tenha lembrado de a reeditar aquando da edição mil.

O livro é composto por crónicas que Miguel Esteves Cardoso escreveu, em Portugal e em Inglaterra, entre Abril de 1980 e Abril de 1982, para os semanários O Jornal e Se7e, revista Música e Som e o programa Café-Concerto da Rádio Comercial. Trata-se de uma colectânea de textos, portanto, a que um MEC bem-disposto chama, numa nota introdutória, "a desorganização deste livro".

O prefácio é brilhante. MEC - eterno apaixonado por Amália e Joy Division - acaba por retratar, nesse texto, o carácter efémero de toda a música pop e as contradições que ela encerra. Contradições em que todos nós acabamos por cair, mais tarde ou mais cedo.

"É claro que já me arrependi de tudo aquilo que aqui escrevi. É claro que já não gosto de nenhuma das bandas das quais disse gostar muito, e que vim a apreciar todas as outras que jurei odiar até à morte".

Para além da importância histórica deste livro, um valioso documento sobre a pop-rock de inícios dos 80, um dos seus grandes trunfos é precisamente a escrita bem-humorada e por vezes cruel de MEC. Não acredito que, na altura, houvesse muita gente a escrever assim sobre música. Hoje, há às centenas, mas sem o mesmo talento. Um dos exemplos deste tipo de abordagem é o fabuloso Como ser um Crítico de Rock - um guia prático, em que MEC começa por dizer que para se criticar um disco não é necessário ouvi-lo. E acrescenta uma série de adjectivos úteis na arte do "bota-abaixo". E que dizer da avaliação dos discos com a escala Uma bosta, Duas bostas, Três bostas e Um balde? Hilariante!

É também com um sorriso que, ao percorrermos as análises aos grupos e discos da altura, lemos as primeiras impressões de MEC sobre bandas e artistas que viriam a tornar-se marcantes ao longo da década. Diz MEC, em jeito de balanço do ano de 1980:

"Mas ainda bem que acabou - foi um mau ano para o Rock. Basta lembrar o último dos Blondie, dos Dire Straits ou do malogrado John Lennon. E a explosão das execráveis bandas da pesada (Saxon, Whitnesake, Motorhead, Iron Maiden, Triumph)! E o disco dos Yes a mielas com os Buggles! E a nova vaga de Rock-cabeleireiro (Visage, Spandau Ballet, Duran Duran)! E a desgraçada mania das gabardinas! A onda fria de John Foxx, Gary Numan e os Ultravox! Brrr... Graças a Deus que acabou - foi um mau ano para o Rock." Se7e, 31.12.80

Sobre os Spandau Ballet:

"Querem ser béu-béus de porcelana, mas parecem-se mais com caniches emperucados, daqueles que assinalam a mobília com a saudação de perna alçada e tremem como varas verdes com o barulho do seu próprio coração a bater. Enfim, mais para o chichi do que para o chique". Se7e, 14.01.81

Agora a vítima é Eric Clapton:

"Ah, é verdade, já me esquecia - Eric Clapton tem um novo single, de nome (longo bocejo e coçadela distraída nas axilas) "Black Rose". Socorro! Joy Division! Socorro!" Se7e, 25.02.81

Mais macio para os Depeche Mode:

"A avalanche futurista vai revelando uns diamantes entre os pedregulhos: os Depeche Mode não são bem diamantes, antes um pechisbeque dos menos horríveis, mas merecem uma referência. Dançáveis à moda dos Orchestral Manoeuvres e não pouco influenciados por estes, os Depeche Mode são tudo menos friorentos e utilizam o sintetizador como um auxiliar". Se7e, 18.03.81

Escrítica Pop é uma obra fundamental para quem se interessa por esta coisa chamada música. Encomendem-no ao Blitz, já!

Sem comentários: