sexta-feira, janeiro 23, 2004

DANIEL BLYTHE, The Encyclopaedia of Classic 80s Pop (2002)



Esta é a minha mais recente preciosidade. Vi a referência ao livro no suplemento Y do Público e corri para a FNAC. O único exemplar à venda estava em Lisboa (o resto é paisagem, pois...) Se o livro não vem até Tarzan Boy, vai Tarzan Boy até ao livro. Encomenda-se, pois. E não foi assim tão caro como estava à espera (cerca de 23 euros).

Tal como o título indica, trata-se de uma enciclopédia que percorre o que de mais importante se fez na música da década de 80, sempre num estilo informal, bem-disposto e descomplexado. As páginas centrais são ocupadas por imagens de alguns artistas e bandas fundamentais para a história da pop, acompanhadas de comentários bem-humorados de Daniel Blythe. A edição é da Allison & Busby.

Sobre o autor (retirado do livro ou do site da editora, as you wish):

"Daniel Blythe was born in Maidstone in 1969. The first single he will admit to buying was 'Souvenir' by OMD, although the first single he actually bought was 'Making Your Mind Up' by Bucks Fizz. Daniel currently lives in Yorkshire with his wife and small, noisy but loveable daughter. He can often be found wandering the hills of the Peak District, musing on such life-affirming questions as how Heaven 17 got their name, which was the best Transvision Vamp album and who was really the most fanciable one out of Bananarama. He is also the author of two acclaimed novels, The Cut and Losing Faith."

Daniel Blythe faz acompanhar cada um dos seus textos por uma avaliação (sempre subjectiva) do artista/grupo em questão. Esta avaliação não pretende classificar a qualidade da música, mas antes reflectir o grau de "imortalidade" que conseguiram atingir. Blythe opta pelas tradicionais estrelas (não leu, de certeza, o Escrítica Pop), mas acrescenta-lhes um título de uma música:

***** Eternal Flame
**** (Keep Feeling) Fascination
*** Don't You (Forget About Me)
** What Have I Done To Deserve This
* Fade To Grey

The Encyclopaedia of Classic 80s Pop está cheio de pormenores deliciosos que o tornam indispensável a qualquer amante da música dos eighties. Ah, não há tradução, pelo que não aconselho a quem nunca se deu bem com o Inglês na escola. Bem, sempre há as imagens...

Sem comentários: