segunda-feira, fevereiro 16, 2004

DURAN DURAN: POP PURO (parte 3)

É já amanhã, 17, que os Duran Duran vão estar no centro das atenções na atribuição dos Brit Awards 2004 com o reconhecimento de uma carreira apaixonante e, acima de tudo, coerente. Em inglês o prémio designa-se por Outstanding Contribution To Music. Por outras palavras: não conseguimos imaginar o mundo da música sem eles.

Chega ao fim a homenagem do Queridos Anos 80 aos Wild Boys com a publicação da terceira parte do artigo escrito pelo LV (L de Luís, V de Ventura), que traça o caminho dos DD pelos anos 90 até aos nossos dias. Na nova sondagem que entretanto foi aberta pretende-se saber qual é afinal o vosso tema preferido dos Duran Duran. Eu sei que é difícil, mas se pensarmos naquela música que imediatamente nos invade o pensamento quando ouvimos falar de DD... essa será provavelmente a vossa favorita!

---------------------------------------------------------------------------------



1990
Por esta altura, os DD cismaram que queriam ser cinco outra vez e Warren torna-se membro a tempo inteiro, enquanto que Sterling Campbell é recrutado para a bateria. É lançado Liberty, com dois avanços: Violence Of Summer e Serious, mas para desconsolo dos fãs, o grupo opta por não fazer uma tournée de digressão.

1992
É o regresso em grande às tabelas de vendas com mais um álbum homónimo, e um single – Ordinary World. Come Undone é o segundo single de sucesso do álbum, numa altura em que os DD recebem a sua estrela no passeio da fama em Hollywood.

1995
Os DD prestam tributo a todas as influências musicais da sua carreira, no álbum Thank You. Um tiro no pé e um flop comercial. Perfect Day, um original de Lou Reed, marca o regresso, ainda que breve, de Roger Taylor à bateria. White Lines tem a participação de Grand Master Flash, Melle Mel and the Furious Five.

1996
Simon Lebon interpreta com Luciano Pavarotti, Ordinary World, para as crianças da Bósnia. John Taylor, o ‘ai Jesus’ das meninas abandona definitivamente para abraçar uma carreira a solo.

1997
Os DD revelam que tem uma capacidade de resistência maior que o vírus da gripe e continuam a compor. Por esta altura, emprestam uma música Out Of My Mind para a banda sonora de O Santo. O clip é um dos menos apreciados e simultaneamente dos mais fascinantes da sua carreira. O 11.º álbum dos DD, Medazzaland é editado, precedido do single Electric Barbarella, na Internet.

1998
Os DD regressam ao estúdio para preparar o sucessor do aclamado Medazzaland, enquanto a EMI edita carradas de antiguidades: Greatest, The Essencials e Strange Behaviour. Ao cabo de 18 anos, os DD deixam a EMI. Num concerto, Simon junta-se aos Smashing Pumpkins em palco para cantar Nightboat. As Hole gravam Hungry Like The Wolf. As novas gerações de músicos consideram-nos uma referência.

1999
Depois de The Duran Duran Tribute Album, com Reel Big Fish, Goldfinger ou Deftones, na Austrália sai mais um album de homenagem aos DD com a participação de Kylie a cantar The Reflex.

2000
Puff Daddy sampla Notorious para Notorious BIG, enquanto os DD editam Pop Trash, cujo primeiro single , Someone Else Not Me , é promovido por um clip totalmente filmado em Flash. A Poptrash Tour utiliza, pela primeira vez, tecnologia gráfica em 2D e 3D.

2001
O grupo faz uma digressão pela Rússia. Incapaz de fazer aterrar o space shuttle Atlantis, a NASA acorda a tripulação ao som de Hold Back The Rain, do álbum Rio.
Warren deixa os DD para fazer resuscitar os Missing Persons. Nick Rhodes e Simon reúnem-se com os restantes membros fundadores e começam a gravar.



2002
Nile Rodgers junta-se-lhes em estúdio. Começam a surgir os primeiros títulos. Partem para a digressão que marca vinte anos de carreira, com concertos esgotadíssimos na América, Japão e Inglaterra.

2003
Robbie Williams convida-os na qualidade de Special Guests para a sua digressão na Austrália e Nova Zelândia. Aguarda-se um novo disco lá para finais do ano. Recebem o prémio Lifetime Achievement da MTV.



2004
A conceituada revsta Q atribui-lhes igualmente o Lifetime Achievement. Aguarda-se um disquito a qualquer momento.


LV
---------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: