domingo, novembro 28, 2004

De regresso às "covers"


Voltamos às covers, aquelas músicas que alguém se lembra de gravar em segunda mão. Uns porque dá um jeitaço a uma carreira que já viveu melhores momentos. Outros porque simplesmente lhes apetece e não têm que prestar contas a ninguém. Há de tudo e quem fica a lucrar somos nós, fiéis dependentes desse vício que é a música.

A primeira sondagem do QA80 sobre covers elegeu como melhor uma belíssima Gwen Stefani (No Doubt) a gritar It's My Life, Don't You Forget! Foi por pouco, pois logo atrás veio o terrível Sr. Manson a sussurrar daquela maneira que só ele sabe Sweet Dreams Are Made Of This... (quem sou eu para estar em desacordo)

Trago desta vez seis novas versões de temas dos anos 80 para que me digam de vossa justiça qual a melhor. E temos dois portugas na lista: os Silence 4 com o excelente A Little Respect (Erasure) e os Blunder com Blister In The Sun (Violent Femmes). Entre as outras quatro versões há um repetente: Marilyn Manson, desta vez com o fabuloso Tainted Love (Soft Cell). Parece que Manson tem especial queda para fazer versões fantásticas. Outro exemplo é o mais recente Personal Jesus (Depeche Mode), que só não tem lugar na sondagem porque pertence aos anos... 90.

A versão de Gary Jules para Mad World, o tema popularizado pelos Tears For Fears, é o exemplo de que uma cover não tem que ser uma colagem ao original. Gosto bastante do tom intimista desta versão. E da voz do Gary também.

O contrário do que disse anteriormente aplica-se aos Placebo, cujo Big Mouth Strikes Again, para mim, se aproximam demasiado do original dos The Smiths. Isto apesar das vozes do Brian Molko e do Morrissey não terem nada a ver uma com a outra.

Os Korn "pegaram" numa canção que parece ter nascido para ser reinventada. Word Up (Cameo) já foi gravada por Mel B (Spicegirls) e pelos Gun, qualquer uma delas muito boas. A versão dos Korn é para mim a melhor das três e por isso surge na sondagem, apesar de eu não gostar da banda.

E assim estão abertas as hostilidades. Digam de vossa justiça, comentem aqui em baixo e votem ali ao lado.

Sem comentários: