terça-feira, março 30, 2010

TRACY CHAPMAN (46)

E de repente, surgida do nada, apareceu, em 1988, Tracy Chapman. Cantava Fast Car, Talkin' 'Bout A Revolution e Baby, Can I Hold You? (que os BoyZone haveriam de "cobrir" nos anos 90) e foi um dos fenómenos musicais do ano, materializado em milhões de discos vendidos e, no ano seguinte, em 4 prémios Grammy. Crossroads, o seu segundo álbum, não repetiu o sucesso do primeiro, e Tracy Chapman desapareceu das tabelas de vendas. Confesso que nunca fui fã da sua música, mas é da mais elementar justiça reconhecer a sua importância no contexto musical dos finais dos anos 80. O seu último álbum de originais chama-se Our Bright Future, e data de 2008. Tracy mantém uma agenda musical ao vivo bastante preenchida, particularmente em eventos de beneficiência. 46 anos é uma idade bonita, Tracy. Parabéns!

domingo, março 28, 2010

Alguém ajuda? - Caso solucionado!

Foi finalmente resolvido o caso da canção misteriosa! Foi através do Soundcloud, onde coloquei o mp3 da canção, que o user Modium me indicou que se tratava dos Eden e da música Free (ele disse ao contrário, mas eu acho que não é). Foi através de um outro fórum que ele conseguiu saber. Deixou mesmo um link para um vídeo no You Tube. Agora, já tentei saber mais coisas sobre esta banda, mas nada... não encontrei nada! Bem, pelo menos a canção está identificada.

-----------------------------------------------------------------

Um mês depois, ainda não foi esclarecido o caso da música misteriosa... Alguém ajuda?

-----------------------------------------------------------------

O leitor Fernando Lopes escreveu-me um e-mail através do qual pede ajuda para identificar uma canção e respectivo cantor ou banda. Não consegui ainda resolver este enigma, apesar de isto me soar muito familiar. Por isso peço a ajuda de todos vós. Obrigado!

80s by tarzanboy

quarta-feira, março 24, 2010

NENA (50)

Gabriele Susanne Kerner, mais conhecida no mundo da música por Nena, faz hoje 50 anos. Vá lá, podem fechar a boca. A mocita dos 99 balões vermelhos está muito bem conservada, como se pode ver pela fotografia. É um espanto. Continua a gravar assiduamente e até gravou uma versão de Caravan of Love (sim, essa dos Housemartins, que, por sua vez, já era uma versão do original dos Isley Brothers) com um tal de Duncan Townsend. Em 2007 editou Cover Me, um álbum de versões que inclui temas de David Bowie, Rolling Stones e The Cure! Parabéns, Nena!

A propósito deste aniversário, recebi ontem um e-mail do leitor João Pedro, um verdadeiro fã da cantora alemã. Passo a reproduzir este e-mail:

"Olá…cá estou eu outra vez a relembrar que a minha ídola Nena faz amanhã (24/3/2010) 50 anos! A menina de 99 RedBallons está uma senhora e prepara-se para uma grande tournée pela Europa Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Inglaterra e França) mas não vai chegar a Portugal… talvez não tenha fans que justifiquem, é certo.
Com 5 filhos(um, Christopher faleceu, no principio dos anos 90 com 1 ano),Nena foi avó em Dezembro a dobrar, pois os dois filhos gémeos(o Sakias e a Larissa), ofereceram-lhe dois netos com 3 dias de nascimento de diferença!
Nada que retire energia a esta germanófila que não abdica de cantar em alemão continuando a encantar, tal como nos anos 80, onde era presença assídua nas capas da revista BRAVO!
Nena já vendeu cerca de 30 milhões de discos em todo o mundo (MADE IN GERMANY é o novo álbum) e para quem tiver curiosidade pode ver no canal RTL na sexta-feira a partir das 21.30 um programa especial para celebrar a festa comemorativa dos 50 anos da cantora!
Kim Wilde, outro ícone dos anos 80 é convidada também.
Aqui fica o filme promocional do tour…"



Obrigado, João!

segunda-feira, março 08, 2010

Dia Internacional da Mulher


Hoje é Dia Internacional da Mulher. Fica aqui a homenagem do Queridos Anos 80 a todas as mulheres que nos deram música nos anos 80. E nós fomos na música de algumas delas... Permitam-me destacar as quatro senhoras que figuram acima - Cyndi Lauper, Kate Bush, Madonna e Sandra - que foram as finalistas da eleição You Spin Me Round que o QA80 realizou no intuito de escolher a mulher mais decisiva/sensual/talentosa/incrível/(ou outro adjectivo à escolha) que os anos 80 nos deram. Madonna venceu com alguma naturalidade, digo eu, mas as outras três marcaram a década de uma forma também decisiva. Obviamente, no meu caso pessoal, não posso esquecer Kim Wilde, Siouxsie, Annie Lennox, Belinda Carlisle, Wendy James, entre outras, que, fosse pelo talento, fosse pela figura esbelta, tornaram mais felizes os meus dias de adolescente. Fica aqui a homenagem, portanto. E não se esqueçam: dia da mulher é quando um homem quiser.

Queridos Anos 80 - TRIPLEX - 12 de Março


E quase um ano depois, a festa Queridos Anos 80 renasce das cinzas! Após passar por vários locais emblemáticos da cidade do Porto (ok, o Swing Club é que era MESMO emblemático...), a noite que celebra a década dourada da pop vê a sua vigésima edição acontecer no Triplex pela mão de tarzanboy e Pedro Mineiro. É já nesta sexta-feira, dia 12. Contamos com a vossa presença!

sábado, março 06, 2010

And the Oscar goes to...

 É já amanhã a cerimónia de entrega dos Oscares e o Queridos Anos 80 recua até à década de 80 para recordar a atribuição do Oscar de Melhor Canção Original. 10 edições, 10 canções, 10 filmes. Entremos na máquina do tempo!




1980
Canção: Fame
Intérprete: Irene Cara
Filme: Fame
Actores: Irene Cara, Gene Anthony Ray
Comentário: O filme que daria origem à série de TV. Nas aulas de inglês (andava eu no 1º ano do ciclo), quando a professora nos pediu que escolhêssemos um nome inglês para assim sermos chamados todo o ano, todos os rapazes queriam ser Leroy. Por falar nele, Gene Anthony Ray morreu aos 41 anos, em Novembro de 2003, vítima de SIDA.

1981
Canção: Arthur's Theme (Best That You Can Do)
Intérprete: Christopher Cross
Filme: Arthur
Actores: Dudley Moore, Liza Minnelli
Comentário: Não vi este filme, mas com os actores em questão também não tenho vontade de ver. O único filme com Dudley Moore que vi com alguma atenção, e mesmo assim era só algumas partes, foi aquele em que entra a Boa Derek. Christopher Cross teve outro grande êxito chamado Sailing (deve constar de qualquer colectânea de Música de Átrio de Hotel).

1982
Canção: Up Where We Belong
Intérpretes: Joe Cocker e Jennifer Warnes
Filme: An Officer And A Gentleman
Actores: Richard Gere, Debra Winger, Louis Gossett Jr.
Comentário: Um filme mítico para a malta nova daquele tempo. A tropa, o sofrimento, a miúda, o amigo que se suicida, o tenente armado em mau. Grande filme! Joe Cocker e Jennifer Warnes têm aqui um dos grandes duetos da década. Alguns aventuram-se no karaoke, mas não conseguem cuspir tanto, nem distribuir tanta chapada como o Joe.

1983
Canção: Flashdance… What A Feeling
Intérprete: Irene Cara
Filme: Flashdance
Actriz: Jennifer Beals
Comentário: Quando soube que aquela cena da dança era feita por um duplo feminino de Jennifer Beals foi como se todo um castelo de areia feito de inocência ruísse às mãos de uma onda do mar (que poético, hein?). Da Jennifer ouvi falar recentemente a propósito da sério The L-Word. Quanto à Irene Cara, segunda interpretação para Oscar, depois de Fame. Nada mal.

1984
Canção: I Just Called To Say I Love You
Intérprete: Stevie Wonder
Filme: The Woman In Red
Actores: Gene Wilder, Kelly LeBrock
Comentário: Filme parvo, actor parvo, actriz parva, mas boa. Quer dizer, não é uma boa actriz, mas... Percebem? Como se não bastasse isto, temos em IJCTSILY o pior pesadelo do top de vendas português, permanecendo meses a fio no primeiro lugar. Muito pior do que We Are The World ou The Final Countdown. Acreditem.

1985
Canção: Say You, Say Me
Intérprete: Lionel Richie
Filme: White Nights
Actores: Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov
Comentário: Nunca vi White Nights (apesar das 378 vezes que já passou na TV), mas algo me diz que é um bom filme. Quanto a Lionel Richie, só posso dizer que me é absolutamente irrelevante a sua existência musical (e as outras também, já agora). Quer dizer, Dancing On The Ceiling e All Night Long até são boas propostas para a pista de dança...

1986
Canção: Take My Breath Away
Intérprete: Berlin
Filme: Top Gun
Actores: Tom Cruise, Kelly McGillis, Val Kilmer
Comentário: Orgulho-me de ser o único ser vivo à face da terra que não viu Top Gun. Não é para todos, amiguinhos! E ainda mais me orgulho do facto de, apesar de não lhe ter "botado" os olhinhos, conhecer a história de trás para a frente! Os Berlin têm aqui uma grande canção. É daqueles temas que cumpre bem o objectivo a que se propõe: convencer a miúda de que somos o Super-Homem e que temos uma técnica de beijo completamente inovadora.

1987
Canção: (I've Had) The Time Of My Life
Intérpretes: Bill Medley e Jennifer Warnes
Filme: Dirty Dancing
Actores: Patrick Swayze, Jennifer Grey
Comentário: Gosto desta música. Há uns anos meti-me nas danças latino-americanas e quando chegava a altura do mambo, lá estava The Time Of My Life. Dançar como o Patrick Swayze é que já era mais difícil. Sad note: Swayze morreu no ano passado,´após uma longa luta contra o cancro.

1988
Canção: Let The River Run
Intérprete: Carly Simon
Filme: Working Girl
Actores: Harrison Ford, Sigourney Weaver, Melanie Griffith
Comentário: Filme típico de domingo-à-tarde. Carly Simon já não dá notícias há muito tempo. Não me estou a queixar, atenção.



1989
Canção: Under The Sea
Intérprete: Sebastian (o caranguejo, cuja voz é de Samuel E. Wright)
Filme: The Little Mermaid (Animação)
Comentário: Sou fã de filmes de animação, mas não vi este, nem conheço a canção.

sexta-feira, março 05, 2010

Amanhã!!!


Março Marçagão, de manhã Inverno, de tarde Verão... e à noite Festão! Criámos um novo provérbio para se ajustar a mais uma noite que se adivinha fantástica, na praia de Canide-Norte, em VN Gaia. A Geração de 70 80 90 tem mais uma edição pela mão dos magníficos DJs Pedro Mineiro e tarzanboy, os homens capazes de pôr um CD a seguir ao outro enquanto dão 100 toques numa bola de futebol, lêem uma revista para homens, bebem uma caipirinha e ainda deitam o olho às miúdas bonitas que costumam aparecer. Tudo isto ao mesmo tempo!!! Não acreditam? Apareçam para ver: 6 de Março, a partir das 22h, no AR D'MAR. Até sábado!

EDDY GRANT (62)

Eddy Grant merece os nossos parabéns, pois completa hoje 62 anos. Nasceu em Plaisance, Guiana, cresceu em Londres, mas radicou-se em Barbados. Descobri que a carreira dele começou ainda nos anos 60, nos The Equals, a primeira banda britânica multi-racial a atingir o primeiro lugar do top de vendas, com Baby Come Back (1968). Em 1977 iniciou carreira a solo, mas foi nos anos 80 que atingiu o estrelato mundial basicamente graças a três canções: I Don't Wanna Dance (1982), Electric Avenue (1983) e o hino anti-apartheid Gimme Hope Jo'anna (1988). É dono da editora IceRecords. Há dois anos, entrou em digressão pelo Reino Unido, facto que já não se verificava há 20 anos. Parabéns, Eddy!


quarta-feira, março 03, 2010

JENNIFER WARNES (63)

Pode um artista construir uma carreira com base em dois duetos? A reposta a esta pergunta pode chamar-se Jennifer Warnes, pelo menos para mim, que só lhe conheço as parcerias com Joe Cocker, em Up Where We Belong, e Bill Medley, em (I've Had) The Time Of My Life, curiosamente duas canções galardoadas com Oscar (que pontaria!) pela presença nos filmes An Officer And A Gentleman e Dirty Dancing, respectivamente. Hoje, Jennifer faz 63 anos. Parabéns!


terça-feira, março 02, 2010

DALE BOZZIO (55)

Comecemos pelo mais recente: a senhora que podem ver na foto da direita foi condenada, em Maio de 2009, a noventa dias na prisão, uma multa elevada e uma porrada de dias de serviço comunitário por maus tratos a animais. Os vizinhos queixaram-se e a polícia encontrou, em sua casa, cerca de uma dúzia de gatos, alguns dos quais mortos e outros gravemente doentes.

A miúda que vêem na foto da esquerda foi a vocalista dos Missing Persons, banda new-wave da primeira metade dos anos 80, fundada por Warren Cuccurullo (que haveria de fazer parte dos Duran Duran durante quinze anos) e Terry Bozzio. Gravaram apenas três álbuns e nunca se constituiram como referência à escala mundial, tendo deixado alguns singles para a história, dos quais se destacam Words e Destination Unknown, ambos de 1982.

Ambas as fotografias são da mesma pessoa. Chama-se Dale Bozzio, antes de entrar na música foi coelhinha da Playboy, e hoje completa 55 anos. Gostava de lhe dar os parabéns, mas aquela história macabra com os gatos deixou-me mal disposto.