sábado, março 06, 2010

And the Oscar goes to...

 É já amanhã a cerimónia de entrega dos Oscares e o Queridos Anos 80 recua até à década de 80 para recordar a atribuição do Oscar de Melhor Canção Original. 10 edições, 10 canções, 10 filmes. Entremos na máquina do tempo!




1980
Canção: Fame
Intérprete: Irene Cara
Filme: Fame
Actores: Irene Cara, Gene Anthony Ray
Comentário: O filme que daria origem à série de TV. Nas aulas de inglês (andava eu no 1º ano do ciclo), quando a professora nos pediu que escolhêssemos um nome inglês para assim sermos chamados todo o ano, todos os rapazes queriam ser Leroy. Por falar nele, Gene Anthony Ray morreu aos 41 anos, em Novembro de 2003, vítima de SIDA.

1981
Canção: Arthur's Theme (Best That You Can Do)
Intérprete: Christopher Cross
Filme: Arthur
Actores: Dudley Moore, Liza Minnelli
Comentário: Não vi este filme, mas com os actores em questão também não tenho vontade de ver. O único filme com Dudley Moore que vi com alguma atenção, e mesmo assim era só algumas partes, foi aquele em que entra a Boa Derek. Christopher Cross teve outro grande êxito chamado Sailing (deve constar de qualquer colectânea de Música de Átrio de Hotel).

1982
Canção: Up Where We Belong
Intérpretes: Joe Cocker e Jennifer Warnes
Filme: An Officer And A Gentleman
Actores: Richard Gere, Debra Winger, Louis Gossett Jr.
Comentário: Um filme mítico para a malta nova daquele tempo. A tropa, o sofrimento, a miúda, o amigo que se suicida, o tenente armado em mau. Grande filme! Joe Cocker e Jennifer Warnes têm aqui um dos grandes duetos da década. Alguns aventuram-se no karaoke, mas não conseguem cuspir tanto, nem distribuir tanta chapada como o Joe.

1983
Canção: Flashdance… What A Feeling
Intérprete: Irene Cara
Filme: Flashdance
Actriz: Jennifer Beals
Comentário: Quando soube que aquela cena da dança era feita por um duplo feminino de Jennifer Beals foi como se todo um castelo de areia feito de inocência ruísse às mãos de uma onda do mar (que poético, hein?). Da Jennifer ouvi falar recentemente a propósito da sério The L-Word. Quanto à Irene Cara, segunda interpretação para Oscar, depois de Fame. Nada mal.

1984
Canção: I Just Called To Say I Love You
Intérprete: Stevie Wonder
Filme: The Woman In Red
Actores: Gene Wilder, Kelly LeBrock
Comentário: Filme parvo, actor parvo, actriz parva, mas boa. Quer dizer, não é uma boa actriz, mas... Percebem? Como se não bastasse isto, temos em IJCTSILY o pior pesadelo do top de vendas português, permanecendo meses a fio no primeiro lugar. Muito pior do que We Are The World ou The Final Countdown. Acreditem.

1985
Canção: Say You, Say Me
Intérprete: Lionel Richie
Filme: White Nights
Actores: Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov
Comentário: Nunca vi White Nights (apesar das 378 vezes que já passou na TV), mas algo me diz que é um bom filme. Quanto a Lionel Richie, só posso dizer que me é absolutamente irrelevante a sua existência musical (e as outras também, já agora). Quer dizer, Dancing On The Ceiling e All Night Long até são boas propostas para a pista de dança...

1986
Canção: Take My Breath Away
Intérprete: Berlin
Filme: Top Gun
Actores: Tom Cruise, Kelly McGillis, Val Kilmer
Comentário: Orgulho-me de ser o único ser vivo à face da terra que não viu Top Gun. Não é para todos, amiguinhos! E ainda mais me orgulho do facto de, apesar de não lhe ter "botado" os olhinhos, conhecer a história de trás para a frente! Os Berlin têm aqui uma grande canção. É daqueles temas que cumpre bem o objectivo a que se propõe: convencer a miúda de que somos o Super-Homem e que temos uma técnica de beijo completamente inovadora.

1987
Canção: (I've Had) The Time Of My Life
Intérpretes: Bill Medley e Jennifer Warnes
Filme: Dirty Dancing
Actores: Patrick Swayze, Jennifer Grey
Comentário: Gosto desta música. Há uns anos meti-me nas danças latino-americanas e quando chegava a altura do mambo, lá estava The Time Of My Life. Dançar como o Patrick Swayze é que já era mais difícil. Sad note: Swayze morreu no ano passado,´após uma longa luta contra o cancro.

1988
Canção: Let The River Run
Intérprete: Carly Simon
Filme: Working Girl
Actores: Harrison Ford, Sigourney Weaver, Melanie Griffith
Comentário: Filme típico de domingo-à-tarde. Carly Simon já não dá notícias há muito tempo. Não me estou a queixar, atenção.



1989
Canção: Under The Sea
Intérprete: Sebastian (o caranguejo, cuja voz é de Samuel E. Wright)
Filme: The Little Mermaid (Animação)
Comentário: Sou fã de filmes de animação, mas não vi este, nem conheço a canção.

5 comentários:

Unknown disse...

Você não é o único a não assistir top gun eu também nunca tive coragem !

Unknown disse...

Christopher Cross fez uma linda música chamada ride like the wind que uma banda inglesa chamada Saxon fez uma cover escute, ela ficou maravilhosa!

Anónimo disse...

Não viram o Top Gun não sabem o que perderam...

Alvi-Negro disse...

faltou Against all odds receber um óscar...

aor disse...

O Christopher Cross teve muitos sucessos com os primeiros discos. Em Portugal teve muito sucesso com o "All Right", "Sailing", etc

Não sei se vi o filme mas até simpatizo com o Dudley Moore.