quinta-feira, dezembro 11, 2003

THE HOUSEMARTINS

Every woman every man, Join the caravan of love! (Stand up!) stand up!



É difícil encontrar nos oitentas bandas que tenham acrescentado à sua música um toque de humor tão despretensioso e brilhante como os Housemartins (ok, de repente estou-me a lembrar dos Madness). Quem se lembra do videoclip de Caravan Of Love (letra ) sabe do que estou a falar. Ou então veja-se este pormenor delicioso: numa digressão, em 1986, inventaram uma rubrica intitulada "Adopt-A-Housemartin", em que pediam aos fãs (principalemte às fãs) que os hospedassem em casa na noite do concerto. Por que é que as Bangles nunca se lembraram disso?

Tudo começou em 1984 quando 4 amigos de Hull (Inglaterra) se juntaram para fazer música. Eram eles Paul Heaton (voz e guitarra), Ted Key (baixo), Stan Cullimore (guitarra) e Hugh Whitaker (bateria). Logo após o primeiro contrato discográfico, Key saiu da banda, sendo substituído por Norman Cook. Mais tarde, e após a edição do álbum de estreia, Whitaker foi substituído por Dave Hemmingway, que não só cumpriu os seus deveres como baterista, como se revelou um magnífico vocalista. Veja-se o exemplo do refrão em Build.

Os Housemartins tiveram, infelizmente, uma existência curta. Disseram eles na altura, em 1988, que apenas tinham planeado tocar durante 3 anos, mas as más-línguas sabem que os conflitos entre Heaton e Cook acabaram com o grupo. Consta que Heaton queria dar à banda um toque mais jazz-pop, enquanto que Cook pretendia explorar os domínios da dance music. O Fatboy Slim já estava com ela fisgada.

Editaram dois álbuns de originais - London O Hull 4 (1986) e The People Who Grinned Themselves to Death (1987) – e uma colectânea de singles e raridades a que chamaram Now That's What I Call Quite Good (1988).

Pérolas: Happy Hour, I Smell Winter, Me And The Farmer, Build, The People Who Grinned Themselves To Death e The Light Is Always Green.



Que foi feito deles?

Paul Heaton e Dave Hemmingway formaram os The Beautiful South em inícios dos anos 90. Em 2001, Heaton editou o primeiro álbum a solo, Fat Chance, sob o pseudónimo de Biscuit Boy AKA Crackerman.

Stan Cullimore possui uma empresa de produção de vídeo e faz programas para a BBC e ITV. Excelente escritor de histórias para crianças.

Norman Cook dedicou-se à música de dança, envolvendo-se em vários projectos como DJ. Foi no entanto com o projecto Fatboy Slim que atingiu o sucesso mundial.

Hugh Whitaker foi notícia em 1993 por ter sido preso após ter atacado o seu sócio (que o tinha enganado e quase levado à ruína) com um machado. Basicamente foi isto. Agora vive pacatamente em Leeds e toca regularmente em várias bandas locais.

Ted Key, um dos membros fundadores, é professor de Matemática em Berkshire.

Ainda uma curiosidades: existe uma banda-tributo aos Housemartins e aos Beautiful South chamada... The Beautiful Southmartins.

Sem comentários: