terça-feira, março 08, 2011

45 rotações (IX)

Da Vinci
Hiroxima (Meu Amor) (1982)

Hiroxima (Meu Amor) faz as delícias de um fã das sonoridades electrónicas de inícios dos anos 80 como eu. O segundo single da carreira dos Da Vinci é um exemplo do que esta banda poderia ter sido, mas não foi, pelo menos durante o tempo suficiente para se tornar referência sólida na nossa música. Os Da Vinci viveram, no final da década, o seu auge, com o incontornável Conquistador, mas aí já estavam longe da sonoridade synth-pop do primeiro álbum - Caminhando (1983) - de que Hiroxima faz parte. O 45 rotações que trago hoje ao QA80 é o maxi-single, formato que estica Hiroxima (Meu Amor) até aos 6 minutos e 18 segundos de uma forma sóbria e sem aqueles artifícios técnicos exagerados que por vezes estragam as versões extended. Os créditos da canção estão entregues a AAP e Pedro Luís, este o fundador da banda, em 1982, juntamente com Lei Or (voz) e João Heitor. O lado B é ocupado por 1001 Noites, que também faz parte dos álbum de estreia, e cuja autoria é da responsabilidade de Lei Or e Pedro Luís.

2 comentários:

Pedro disse...

O look parece-me ter sido inspirado nos Eurythmics, especialmente o do Pedro Luís que se parece com o David Stewart. No início também tinham as sonoridades electrónicas dos Eurythmics

tarzanboy disse...

Concordo, Pedro. Há ali algo de Eurythmics, mas a Lei Or não tem nada de Annie Lennox :)