sábado, março 12, 2011

45 rotações (X)

T-Shirts
A Febre da Bola

O futebol sempre fez parte da minha vida, e, por estarmos em fim-de-semana, lembrei-me daqueles domingos à tarde que eram preenchidos de ouvido colado ao rádio ou então com presença assídua no Estádio das Antas, onde ia ver o meu clube jogar. Era o tempo em que todos os jogos se iniciavam às 15h e não havia transmissões televisivas. Ia com o meu pai, lanchávamos antes ou depois, e era uma festa. Mas nesses domingos, o ritual começava ainda de manhã, quando íamos ao velhinho campo da Constituição para ver os jogos de hóquei em campo ou das camadas jovens do futebol. Este flashback serve para introduzir o single que hoje trago aqui, e que tem, evidentemente, a ver com o futebol. Trata-se do duo T-shirts, cujas meninas se chamavam Amália e Corália, e das quais nunca mais ouvi falar. Na verdade, nem me lembro de sequer, na altura, ter tropeçado nelas. O que recordo é o refrão deste single, ouvido tantas vezes numa tarde desportiva de uma rádio qualquer (o Viva 80s diz que era na RR e eu acredito): O futebol é o meu jogo preferido! Da autoria de Luis Pedro Fonseca e Zé da Ponte, este A Febre da Bola participou num Festival da Canção da Rádio Comercial, de que, sinceramente, não tenho qualquer memória. No lado B, as T-shirts cantam Recordar a Sós, da autoria de Pom (?) e Luis Pedro Fonseca. A capa do single é da responsabilidade de Homem Cardoso (foto) e Miguel Monteiro (design), e mostra as duas meninas numa pose descontraída e colorida, usando roupas gentilmente patrocinadas pela Marie Claire (revista feminina de referência nos anos 80), em pleno Estádio Nacional. Gostava de saber que foi feito destas T-shirts, que até cantavam afinadinho e tudo. Se alguém souber, agradece-se um comentariozinho na caixinha destinada para o efeito.

Sem comentários: